Com a elevada pressão diária, o trabalhador acaba por apresentar altos níveis de stress. As obrigações e responsabilidades colocam a saúde e o bem-estar no final da lista de prioridades.
Na prática clínica osteopática, diariamente, é frequente encontrar situações com trabalhadores de escritório onde a prevenção seria a melhor forma de tratamento.
Além de que, situações recorrentes com os mesmos pacientes revelam a necessidade de estender o tratamento ao local de trabalho, identificar as causas e minimizar riscos para a saúde dos trabalhadores criando condições favoráveis para a recuperação e manutenção da sua saúde.
Esta situação permite incidir não só na saúde e na moral, mas também na produtividade dos trabalhadores e, consequentemente, na empresa.

No ambiente exigente das empresas tecnológicas e criativas, o Projeto de Osteopatia Corporativa surge como uma solução prática e eficaz no local de trabalho, para promover a saúde musculoesquelética e potenciar a produtividade.
Cada consulta de osteopatia é concebida de forma específica para responder às necessidades de cada profissional, tratando dores cervicais, dorsais, lombares e tensão muscular associadas aos longos períodos de trabalho sentado à secretária e aos trabalhos de movimentos repetitivos.
O Projeto visa contribuir para a saúde, bem-estar e produtividade dos profissionais que atuam nas empresas, promovendo um ambiente laboral mais saudável.

A produtividade numa empresa pode ser de difícil medição, porém, a produtividade pode ser afetada através dos seus empregados devido a, por exemplo:



Cada sessão pode incluir:
Histórico Clínico (realizado na primeira sessão);
Avaliação musculoesquelética individual e personalizada;
Técnicas osteopáticas adaptadas a cada caso;
Massagem terapêutica e/ou libertação miofascial conforme necessário;
Alongamento muscular;
Recomendações práticas para o dia a dia, incluindo ergonomia, hábitos posturais e exercícios simples de prevenção.
Estamos rotinados a realizar o trabalho e a sofrer em silêncio ou a aceitar o facto de ser parte integrante de se trabalhar num escritório sentado. Mas é o dever de todos zelar pela própria saúde e estar atento aos sinais de alerta que se mantêm ou são recorrentes e atuar para ter uma melhor experiência de trabalho.
